sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SE JESUS FOSSE NEOPENTECOSTAL

SE JESUS FOSSE NEOPENTECOSTAL



Em virtude de tudo o que tenho visto e ouvido no meio evangélico, mas precisamente em minha denominação, a Asssembleia de Deus, é que posto a mensagem abaixo por concordar com o exposto pelo autor e por querer através destas palavras fazer o meu grito de prostesto aos modismos neopentecostais que assaltam minha querida Assembleia de Deus.

Sei que quem cala consente, por isso resolvi a muito tempo não me calar. A poucos dias ouvi determinado "pregador" usar o espaço de uma hora para pedir dinheiro em nome de Deus, prometendo uma vida fácil aos contribuintes, incentivando a deixarem no altar o valor do aluguel do mês , a prestação do carro, enfim, incentivando os crentes a serem velhaco; e "profetizando" que a até a terceira geração dos contribuintes não precisariam trabalhar depois daquela semeadura. E o pior é que tem gente que acredita!




SE JESUS FOSSE NEOPENTECOSTAL



Se Jesus fosse neopentecostal, não venceria satanás pela palavra, mas teria o repreendido, o amarrado, mandado ajoelhar, dito que é derrotado, feito uma sessão de descarrego durante 7 terças-feiras, aí sim ele sairia. (Mt 4:1-11)
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria feito simplesmente o “sermão da montanha”, mas teria realizado o Grande Congresso Galileu de Avivamento Fogo no Monte, cuja entrada seria apenas 250 Dracmas divididas em 4 vezes sem juros. (Mt 5:1-11)
Se Jesus fosse neopentecostal, jamais teria dito, no caso de alguém bater em uma de nossa face, para darmos a outra; Ele certamente teria mandado que pedíssemos fogo consumidor do céu sobre quem tivesse batido pois “ai daquele que tocar no ungido do senhor” (MT 5 :38-42)
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria curado o servo do centurião de cafarnaum à distância, mas o mandaria levar o tal servo em uma de suas reuniões de milagres e lhe daria uma toalhinha ungida para colocar sobre o seu servo durante 7 semanas, aí sim, ele seria curado. (Mt 8: 5-13)
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria multiplicado pães e peixes e distribuído de graça para o povo, de jeito nenhum!! Na verdade o pão ou o peixe seriam “adquiridos” através de uma pequena oferta de no mínimo 50 dracmas e quem comesse o tal pão ou peixe milagrosos seria curado de suas enfermidades. (Jo 6:1-15)
Se Jesus fosse neopentecostal, ele até teria expulsado os cambistas e os que vendiam pombas no templo, mas permaneceria com o comercio, desta vez sob sua gerência. (MT 21:12-13)
Se Jesus fosse neopentecostal, nunca teria tido para carregarmos nossa cruz, perdermos nossa vida para ganhá-la, mas teria dito que nascemos para vencer e que fazemos parte da geração de conquistadores, e que todos somos predestinados para o sucesso. E no final gritaria: receeeeeeebaaaaaa! (Lc 9:23)
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria curado a mulher encurvada imediatamente, mas teria a convidado para a Escola de Cura para o aprender os 7… veja bem, os 7 passos para receber a cura divina. (LC 13:10-17)
Se Jesus fosse neopentecostal, de forma alguma teria entrado em Jerusalém montado num jumento, mas teria entrado numa carruagem real toda trabalhada em pedras preciosas, com Poncio Pilatos, Herodes e a cantora Maria Madalena cantando hinos de vitória “liberando” a benção sobre Jerusalém. E o povo não o receberia declarando Hosana! Mas marchariam atrás da carruagem enquanto os apóstolos contaariam quantos milhões de pessoas estavam na primeira marcha pra Jesus. (MT 21:1-15)
Se Jesus fosse neopentecostal, ao curar o leproso (Mc 1:40-45), este não ficaria curado imediatamente, mas durante a semana enquanto ele continuasse crendo. Pois se parasse de crer.. aiaiaiaia
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria expulsado o demônio do geraseno com tanta facilidade, Ele teria realizado um seminário de batalha espiritual para, a partir daí se iniciar o processo de libertação daquele jovem. (Mc 5:1-20)
Se Jesus fosse neopentecostal, o texto seria assim: “ Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um pobre entrar no reio dos céus” (Mt 19:22-24)
Se Jesus fosse neopentecostal, não teria transformado água em vinho, mas em Guaraná Dolly. (Jo 2:1-12)
Se Jesus fosse neopentecostal, ele teria sim onde recostar sua cabeça e moraria no bairro onde estavam localizados os palácios mais chiques e teria um castelo de verão no Egito. (Mt 8:20)
Se Jesus fosse neopentecostal, Zaqueu não teria devolvido o que roubou, mas teria doado seu ao ministério. (Lc 19:1-10)
Se Jesus fosse neopentecostal, não pregaria nas sinagogas, mas na recém fundada Igreja de Cristo, e Judas ao traí-lo não se mataria, mas abriria a Igreja de Cristo Renovada.
Se Jesus fosse neopentecostal, não diria que no mundo teríamos aflições, mas diria que teríamos sucesso, honra, vitória, sucesso, riquezas, sucesso, prosperidade, honra…. (Jo 16:33)
Se Jesus fosse neopentecostal, ele seria amigo de Pôncio Pilatos, apoiaria Herodes e só falaria o que os fariseus quisessem ouvir.
Certamente, Se Jesus fosse neopentecostal, não sofreria tanto nem morreria por mim nem por você… Ele estaria preocupado com outras coisas. Ainda bem que não era.

Por Felipe Almada

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Seminário de escatologia -A volta de Jesus

Seminário de Escatologia - Análise do livro do Apocalipse

Seminário de escatologia - Parte IV
Análise do Apocalipse
Aula nº 17
Assunto:
Capítulo 19- A volta de Jesus

I-Introdução:Irmãos; este capítulo reinicia a seqüência cronológica interrompida com oscapítulos 17 e 18 do livro e marca o término da Grande Tribulação com o retorno de Jesus Cristo à Terra.
Para que prossigamos com o nosso estudo é necessário revermos alguns conceitos aprendidos em escatologia geral e história de Israel, a saber:

1º)-A volta de Jesus é dividida em duas fases:

A)-a primeira é o arrebatamento da Igreja, quando Jesus não pisará na Terra e a Igreja se encontrará com ele nos ares.

B)-a segunda é a vinda gloriosa e visível do Senhor, quando Jesus pisará na Terra e a Igreja retornará com ele. Os objetivos deste retorno são:
* Dar fim ao império do Anticristo
* Dar fim a Grande tribulação
* Lançar a Besta e o falso profeta no inferno juntamente com todo o seu exército
* Livrar Israel
* Instaurar o tribunal para julgar as naç
* Separar os bodes das ovelhas
* Prender Satanás e os seus anjos
* Implantar o seu reino milenar
* Reinar sobre toda Terra, instituindo Israel como cabeça;
* Cumprir as promessas feitas por Deus em relação a Israel. Estas promessas foram feitas aos patriarcas e confirmadas ao longo da história da nação através do ministério dos profetas, tendo sido seladas através de alianças nos pactos Abraâmico, Palestino e Davídico.

2º)-As duas ressurreições:

A)-a primeira é a ressurreição dos salvos para a vida eterna e se divide em fases, a saber:
* Primeiro Cristo
* Depois os santos do Antigo e Novo Testamento
Na ressurreição dos salvos, ainda haverá...
* A ressurreição das duas testemunhas durante a Tribulação
* Por último os mártires da Grande Tribulação

B)-a segunda ressurreição somente ocorrerá após o milênio (1.000 anos depois da primeira ter sido concluída). Esta segunda ressurreição será apenas para os perdidos.

3º)-Quem fica na Terra?
A)-com o arrebatamento da igreja ficaram na Terra para passarem pela tribulação os que não entregaram a sua vida ao Senhor Jesus.
B)-com a volta de Jesus, ficarão na Terra as ovelhas, ou seja, os justos que sobreviveram à tribulação, tanto gentios quanto judeus. Os bodes não herdarão o reino e serão lançados no inferno. Mt 25. 31-46

4º)-Nossa posição:
Pré-tribulacionistas e pré-milenistas

Prossigamos com a análise do nosso texto...

II-Análise de Ap 19
Os eventos que se seguem estão em ordem cronológica. Podemos dividir em duas partes, a saber:
Parte I- Acontecimentos no céu (v.1-10)
Parte II- Acontecimentos na Terra (v. 11- 21)

Parte I- v. 1-10- O capítulo se inicia com uma adoração. Tudo está para ser concluído; o Senhor voltará!
Deus é adorado. A adoração é feita no céu pelos 24 anciãos, os quatro seres viventes e todos os santos.
Os motivos da adoração são vistos a seguir:
1º-A vingança do Senhor e a destruição da cidade de Roma (a queda da Babilônia política se dará no final da grande tribulação).
Deus é justo no seu julgamento e no derramar da sua ira.
A destruição da Babilônia será definitiva!
2º- A implantação do reino que acontecerá com a vinda de Jesus.
3º- As bodas do Cordeiro
Obs: Quanto às bodas, observe que neste texto a Igreja não é chamada mais de noiva, mas sim de esposa (v.7). O casamento concluiu-se no arrebatamento.
As “Bodas do Cordeiro” é o último evento que ocorrerá no céu antes da volta de Jesus à Terra. A segunda vinda é o acontecimento mais esperado em relação a Israel, quando o Messias finalmente implantará o seu reino milenar e Israel será cabeça dentre as nações.
O versículo 10 é mais uma prova da condenação da idolatria e adoração a qualquer outro ser que não seja o Senhor nosso Deus.

Parte II- v.11-21

A) - v.11-16- Do céu, a cena passa para a Terra. A volta de Jesus visível; em poder e grande glória juntamente com a Igreja! Cristo voltará e pisará no Monte das Oliveiras. Leia: Zc 14.1-8; At 1.6-12
Repare a diferença entre o cavaleiro de Ap 19.11 e o do capítulo 6.1.
Este cavaleiro certamente é Jesus!

Vejamos algumas características deste cavaleiro:
1º-Chama-se Fiel e Verdadeiro v.11- João 7.18; 14.6
2º-Julga e peleja com justiça v.11- João 5.22,27 Atos 17.31 II Timóteo 4.1
3º-Seus olhos são como chama de fogo v.12- Apocalipse 1.14
4º-Na sua cabeça há muitos diademas v.12- O diadema era uma espécie de coroa enfeitada, usada pelos gregos e pelos romanos. Muitos diademas, em um sentido figurado, significa que o seu reino é infinito.
5º-Um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. v.12- O nome identifica alguém. O nome abrange todos os pensamentos ou sentimentos do que é despertado na mente pelo mencionar, ouvir, lembrar, o próprio nome; seja posição, autoridade, interesses, satisfação, comando, excelência, ações, etc., de alguém.
Exemplo: O que você lembra quando é mencionado o nome de Hitler?
O que você lembra quando é mencionado o nome de Jesus?
A expressão do versículo 12 significa que somente o próprio Senhor pode saber a profundidade do seu nome, o qual expressa a sua obra, o seu domínio, o seu amor!
6º-Está vestido com um manto tinto de sangue v.13- Mostra o seu sacrifício (Gn 49.11; Is 63.1-3)
7º-E o seu nome se chama Verbo de Deus v.13- Na gramática; verbo expressa ação! Jesus é o “braço” do Senhor! (Is 53.1). Veja a sua presença na criação (Gn 1.26; Jo 1.1,10,14)
8º-Os exércitos do v.14 são os santos, haja vista estarem vestidos de linho finíssimo, branco e puro que mostra a santificação. Ver Apocalipse 19.8
9º-A espada (v.15)que sai da sua boca é a Palavra de Deus! Apocalipse 1.16
A frase: “regerá as nações com vara de ferro”, aponta para o reino milenar e o governo de Cristo, o qual será extremamente justo!
Sobre ele pisar no lagar, ver o sexto item.
10º-O nome escrito no manto e na coxa deixa bem claro que ele é: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES!
Este nome mostra o seu pleno senhorio e domínio sobre todas as nações da Terra.
Obs.: Existia um costume antigo (Gn 24.2,9) de que ao ser feito um juramento entre dois homens, para selar o acordo e a promessa, colocava-se a mão debaixo da coxa daquele a quem se fez a promessa.
O nome na coxa nos lembra que Jesus cumpriu as promessas feitas ao seu povo!

B) - v.17-21- A grande matança no Armagedom. A vitória do Cordeiro e a condenação eterna das duas Bestas.
Note bem a diferença entre as Bodas do Cordeiro (céu) e a Grande Ceia de Deus (Terra) nos versículos 17 e 18.

v.19-A Besta e todas as nações reunidas através dos seus exércitos para a batalha do Armagedom.
De forma inútil, todos os exércitos da Terra se voltam contra o Cordeiro e a sua Igreja.

v.20-Condenação imediata da Besta e do Falso profeta. Eles serão lançados direto no inferno.
Obs.: Até então o inferno ainda não havia sido inaugurado!

v.21-Morte de todos os integrantes dos exércitos do Anticristo e demais nações pelo Palavra do Senhor.
Obs.: Os integrantes dos exércitos que participaram desta guerra contra o Cordeiro e foram mortos, vão para o Hades, lugar de tormentos, onde ficarão até a segunda ressurreição após o milênio, no juízo final, quando então serão condenados e lançados no inferno.

Com estes eventos é colocado um ponto final na Grande Tribulação e Israel finalmente é purificado dos seus pecados, cumprindo-se a profecia das setenta semanas do livro deDaniel; que está escrita no capítulo nove versículo vinte e quatro...
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.”

Na aula nº. 18 estaremos meditando no capítulo 20. Este capítulo fala sobre o juízo das nações, a implantação do Reino milenar e o juízo final