quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA O ANO NOVO

MENSAGEM PARA O ANO NOVO

Introdução
Por esses dias, às vésperas do Ano Novo começar, uma pergunta bastante comum é: "Como vai ser a minha vida no próximo ano?"
...e a sua vida com Deus, no próximo ano, como vai ser?
Eu quero que você encontre suas respostas no Salmo 100, fazendo a seguinte investigação: "O que o Senhor espera de mim?"
Para achar as respostas, veja o Salmo 100.1-2: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico".
O Salmo 100 não começa dizendo apenas "Celebrai ao Senhor", mas ainda inclui isto: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras". MENSAGEM PARA O ANO NOVO Salmo 100
E o Salmo 100 também não diz apenas "Servi ao Senhor", mas, diz isto: "Servi ao Senhor com alegria".
E além disto, no Salmo 100, não está escrito somente "apresentai-vos diante dele", mas: "apresentai-vos diante dele com cântico".
Por isso, irmãos, neste momento, tomemos a decisão de responder com base neste Salmo, àquela pergunta: "Como vai ser a minha vida com Deus no próximo ano?"
Porque Deus espera que no próximo ano, com mais desenvoltura, com mais experiência, com mais vontade, nós:
Não apenas O celebremos, mas que O celebremos com alegria;
...que não apenas O sirvamos, mas que O sirvamos com alegria;
...que não apenas nos apresentemos simplesmente diante dEle, mas que cheguemos à Sua presença "com cântico".
Irmão, que no próximo ano, a sua vida com Deus seja:
1- UMA VIDA DE CELEBRAÇÃO COM JÚBILO AO SENHOR
Porque lemos isto no v.1: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas os moradores da terra".
A Bíblia deixa bem claro quem deve louvar e adorar ao Senhor, quem deve celebrar com júbilo ao Senhor:
O Sl 30.4 diz: "Salmodiai ao Senhor, vós que sois seus santos" (Sl 30.4).
E o Sl 135.3 dá as razões para louvar a Deus, nele está escrito: "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável".
E tem outros salmos, onde lemos isto: "Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre" (Sl 106.1; 107.1; 118.1; 136.1; etc.).
Todavia, muitos crentes, infelizmente, esquecem de louvar a Deus com alegria, de celebrar ao Senhor com júbilo...
E esse "celebrar ao Senhor com júbilo" não é expresso apenas através de palavras, quando você ora ou canta...
Jesus ensinou aos crentes o dever de viver uma vida santificada para que os outros, aqueles que nos observam, possam louvar ao Senhor, Ele disse: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.16).
Irmãos: Vamos juntos, neste ano de 2005, fazer com que o louvor ao Senhor flua de nossas vidas de maneira renovada, jubilosa, alegre!
Que neste Ano Novo, nossas vidas sejam uma celebração com júbilo ao Senhor! Amém?
Mas, irmão, que no próximo ano, a sua vida com Deus também seja:
2- "UMA VIDA DE SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA
Lemos isto no v.2: "Servi ao Senhor com alegria!"
Não devemos simplesmente servir ao Senhor, mas vamos fazer isto "com alegria" (Sl 100.2).
O significado disso é Filipenses 2.14 levado a sério; o texto diz: "Fazei tudo sem murmurações nem contendas".
"Murmuração" é reclamação, é demonstração de falta de vontade...
O meu filho de 12 anos está aprendendo algumas responsabilidades, por isso, tem hora que ele se sai com essa: "Ta bom, ta bom! Deixa que eu faço isso daí!" ...é um típico servir à base de murmuração.
O Sl 100 diz que o Senhor deve ser servido "com alegria", isto quer dizer: sem murmurar, sem reclamar, servir sempre de boa vontade.
O apóstolo Paulo escreveu a um grupo de escravos em Éfeso, dizendo assim: "Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo" (Ef 6.5).
Ele estava ensinando que esses escravos, ao se submeterem à autoridade de seu senhor, não estavam se submetendo apenas a ele, mas também ao Senhor Jesus Cristo.
O mesmo vale para nós: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec 9.10). E: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens" (Cl 3.23). É assim que servimos ao Senhor "com alegria"!
Irmãos: Que neste Ano Novo que vai chegar, nós possamos servir com júbilo ao Senhor! Amém?
E mais isto: que no próximo ano, a sua vida com Deus também consista de:
3- APRESENTAR-SE DIANTE DELE COM CÂNTICO
Lemos aqui no Sl 100: "Apresentai-vos diante dele com cântico".
O próprio Senhor Jesus demonstrou o que significa apresentar-se diante de Deus com cântico, veja Lc 10.21: "Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado".
Jesus havia se apresentado diante de Seu Pai para oferecer Sua gratidão e Seu louvor, e no Seu coração, Jesus exultava de alegria.
E como havia surgido essa alegria tão grande? Será que foi uma simples emoção que tomou conta dEle? Não, não foi o que aconteceu.
O texto revela que "naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo..." ou como lemos na BLH: "pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre".
Por isso, irmãos, que está escrito em 1 Tessalonicenses 5.19: "Não apagueis o Espírito".
É que muitas vezes, o Espírito Santo anseia por nos levar a um intenso júbilo espiritual, e justamente nesses momentos, quando o Espírito Santo está despertando em nós uma grande alegria pela presença do Senhor, vem a tradição, vem as regrinhas, vem a nossa formalidade e aí, abafamos o poder do Espírito Santo e não permitimos que esse júbilo, que essa alegria intensa flua livremente do nosso coração.
Infelizmente isto tem acontecido com muitos grupos de crentes...
Mas, irmãos, existe realmente uma grande alegria no Espírito, esse júbilo de que Jesus nos deu o exemplo, porquanto está escrito: "Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo...".
Portanto, irmãos, que neste Ano Novo que vai chegar, nós possamos também nos apresentar diante do Senhor com cântico de alegria nos lábios! Amém?
Conclusão
Então, como vai ser a sua vida com Deus no Ano Novo?
Vamos fazer mais?
...Não apenas celebrar, mas celebrar ao Senhor com alegria! Amém?
...Não apenas servir, mas servir ao Senhor com alegria! Amém? E...
...Não apenas nos apresentar diante dEle, mas nos apresentarmos diante dEle com alegria! Vamos? Amém!
Se nós fizermos assim: "Celebrarmos com júbilo ao SENHOR, servirmos ao Senhor com alegria e nos apresentarmos diante dEle com cântico, então, certamente, teremos um Ano Novo realmente próspero e feliz.
Deus o abençoe.

Pr Walter Pacheco da Sil

Transcrito .Pastor Edenisio Moritz

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NASCEU UM REI.


O Evangelho de São Mateus nos diz que os magos vieram do Oriente para ver o rei que nasceu. A reação de Herodes e pedir aos magos que o avisem quando encontrarem o rei porque ele também quer adorá-lo. Os magos são avisados em sonho para não voltarem pelo mesmo caminho porque Herodes quer se livrar do menino e não adorá-lo. Ao saber que os magos não voltariam, Herodes manda matar todos os meninos de até dois anos.
Como é que a notícia do nascimento de um menino pode causar um medo tão grande em um homem poderoso como Herodes? O que representa esse menino a ponto de um governante mandar matar todos os meninos de até dois anos?
Por trás da imagem do assassinato dos inocentes encontramos o grande embate que marcará a vida de Jesus: a rejeição por parte dos poderosos deste mundo, o zelo pelo Reino de Deus e a busca da realização da Justiça de Deus no coração dos homens. A presença deste menino que é Deus, representa o grande projeto de Deus que consiste em reinar na vida de seus filhos e filhas. Todavia, os poderes deste mundo, todos os enganos e mentiras presentes neste mundo, não desejam que os homens e mulheres sejam emancipados, por isso, se deseja a todo custo se tirar a vida de Jesus Menino.
O Natal é então uma grande revolução na forma de se ver a Deus e de se entender a humanidade, sendo assim, é uma ameaça para as estruturas deste mundo, sustentadas pela aparência, pelos falsos valores, pela hipocrisia. Será que você já parou para pensar que grande parte das coisas que você tem priorizado em sua vida, foram outros que impuseram para sua vida? Por exemplo: um padrão de beleza, de estilo de vida, de comportamento frente aos sofrimentos do mundo. Muitas vezes, você tem opiniões sobre essas coisas e na verdade já são opinião de outros! Você já parou para pensar que determinadas coisas que são defendidas pela mídia contrariam os planos de Deus e que você muitas vezes assumiu como sendo sua opinião? Você já parou para pensar que muitas vezes, a própria Palavra de Deus é posta de lado para que interesses pessoais sejam defendidos? A família, como Deus quer é a união entre um homem e uma mulher, assim se encontra na Palavra de Deus e muitas vezes, somos induzidos a acreditar que tudo é família e que a própria família é passageira. Estas são expressões dos poderes deste mundo e que denigrem a Palavra do Senhor e muitas vezes, nós assumimos contra a Palavra de Deus determinadas posturas, crendo que se tratam de amor e paz!
O Natal tem se tornado, devido à nossa falta de compromisso com Cristo, uma festa do comércio, sem seu verdadeiro sentido que consiste no encontro com Cristo que nasce! É preciso que o Natal seja resgatado naquilo que lhe é próprio: o caráter questionador de nosso estilo de vida, julgador de nossas farsas e capaz de tornar mais nítida a Verdade.
Por isso, os poderes deste mundo, e, muitos deles alojados em nossos corações desejam a morte do Menino Deus, porque não suportam o questionamento, não suportam que seu orgulho seja posto em xeque. Não aceitam a verdade da Palavra de Deus que proclama a falência deste mundo construído à luz do pecado em vista do surgimento do novo céu e da nova terra em Cristo Jesus, o Deus que nao nasceu em um palácio, mas que nasceu rejeitado pelos homens, sob os cuidados de José e Maria, sobrevivendo às perseguições deste mundo e por amor de nós, fez de sua vida doação e sacrifício!
Que neste Natal expulsemos de nosso coração os falsos governantes para que o Rei verdadeiro estabeleça seu reinado em nosso ser e que a mesma luz que guiou os magos, nos conduza ao encontro do Menino Deus, verdadeiro Rei e Salvador de nossas vidas!

transcrito..Pastor Moritz

domingo, 18 de dezembro de 2011


Dá-me Apenas Uma Hora
Um dia, ao chegar tarde a casa, um homem cansado e irritado após um dia de trabalho, encontrou à sua espera junto à porta o seu filho de 5 anos.
-Papai, posso fazer-te uma pergunta?
-Claro que sim. O que é?
-Quanto ganhas numa hora?
-Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - respondeu o homem, zangado.
-Só para saber. Por favor... diz lá... quanto ganhas numa hora? - perguntou novamente o miúdo.
-Bom... já que queres tanto saber, ganho 10 reais por hora.
-Oh! - suspirou o menino, baixando a cabeça. Passado um pouco, olhou para cima e perguntou:
-Papai, emprestas-me 5 reais?
O pai, furioso, respondeu:
-Se a razão de tu me teres perguntado isso, foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer, a resposta é não! E, de castigo, vais já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que estás a ser. A minha vida de trabalho é dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos!
O menino, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta. Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o comportamento do filho e ainda se irritou mais. Como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como é que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro? Passada mais ou menos uma hora, já mais calmo, o homem começou a ficar com remorsos da sua reacção. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 reais. Afinal, nem era costume o filho pedir-lhe dinheiro. Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.
-Já estas a dormir? - perguntou.
-Não, papai, ainda estou acordado.
Respondeu o o filho.
-Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo?
Disse o pai.
-Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo. Toma lá os 5 reais que me pediste.
O menino se endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:
-Oh, papai! Obrigado!
E levantando a almofada, pegou num caixinha cheio de moedas. O pai, vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado. O filho começou lentamente a contar o dinheiro, até que olhou para o pai.
-Para que queres mais dinheiro se já tens aí esse? - resmungou o pai.
-Porque não tinha o suficiente. Agora já tenho! - respondeu o menino.
-Papai, agora já tenho 10 reais! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostaria tanto de jantar contigo,para poder conversar.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UMA EMOCIONANTE HISTORIA DE AMOR

UMA EMOCIONANTE HISTORIA DE AMOR

Um casal de idosos que não tinha filhos morava em uma casa humilde, de madeira; tinha uma vida muito tranquila, alegre, e se amavam muito. Eram felizes.

Até que um dia aconteceu um acidente com a senhora. Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo seu corpo. O esposo acorda, assustado com os gritos, e vai à sua procura. Quando a vê coberta pelas chamas, imediatamente tenta ajudá-la.

O fogo também atinge seus braços e, mesmo assim, consegue apagá-lo. Quando chegaram os bombeiros, já não havia muito da casa, apenas uma parte, toda destruída. Levaram o casal para o hospital, onde foram internados em estado grave.

O senhor, menos atingido pelo fogo, saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito, a senhora, toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava deformada, inclusive seu rosto.

Quando viu o marido na porta do quarto, foi perguntando:

- Tudo bem com você, meu amor?

- Sim - respondeu ele. Pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar... Mas fique tranquila, amor, porque sua beleza está guardada em meu coração para sempre.

Então, triste pelo esposo, a senhora disse:

- Deus, vendo tudo o que aconteceu, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro.

Passando algum tempo e recuperados, saíram do hospital e conseguiram reconstruir a casa, onde ela fazia tudo para seu querido esposo. Ele dizia todos os dias que a amava:

E assim viveram vinte anos até que a senhora morreu. No dia do seu enterro, quando todos se despediam, o marido, sem óculos escuros e com sua bengala nas mãos, chegou perto do caixão. Beijando o rosto e acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante:

- Como você é linda meu amor; eu te amo muito.

Vendo aquela cena, um amigo que estava ao lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre, pois o idoso estava enxergando outra vez. Olhando nos olhos dele, o velhinho apenas falou:

- Nunca estive cego, apenas fingia. Quando a vi toda queimada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados...


Transcrito...Pr Moritz

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como não perder a paixão o casal

Como não perder a paixão o casal

Talvez você não tenha mais a mesma paixão que antes possuía pelo seu marido. E mesmo isso sendo muito comum, não é algo normal. Talvez você converse com suas amigas e todas dizem o mesmo sobre seus maridos e assim aos poucos todas estão ficando com o mesmo casamento. Um casamento apagado, vivendo acompanhados de divisões e má comunicação. Alguns relacionamentos nem mais desfrutam de boas noites de sono, de cumplicidade, fidelidade, de intimidade, enfim, do verdadeiro amor.

Mas o problema maior está no comodismo, o problema está em não haver uma revolta contra esta situação e disposição da parte da esposa ou mesmo do esposo em lutar para a restituição da felicidade por completo. Independente da religião do casal, se eles possuem ou não uma igreja, se frequentam ou não uma instituição, para ser feliz e ter um bom relacionamento, primeiramente é preciso que a pessoa não aceite a situação que está vivendo, para depois então agir da melhor forma possível que é procurando ajuda com o Senhor Jesus Cristo.

Algumas pessoas acham bobagem e até riem das pessoas que manifestam a fé diariamente, porém se a sua vida sentimental está indo de mal a pior e você sempre fez do seu jeito, da maneira como sempre quis, porque então não fazer na maneira como Deus nos aconselha, ou melhor, nos ordena?

Quando em um casamento há algo que não agrada a Deus, será impossível que exista felicidade, pois Deus não poderá derramar as suas bênçãos e fazer com que sempre exista amor, paixão, saúde, cumplicidade, prosperidade, enfim, a verdadeira felicidade.
É muito complexo e ao mesmo tempo bem simples. Basta procurar ler
a Bíblia Sagrada mais vezes, pedir orientação a um pastor, para assim agir da forma como Deus deseja. Desta forma a paixão não será jamais apagada, pois contigo estará uma força superior maior que pode mudar todo o teu ser e também o de seu marido.

Talvez no começo tudo estivesse bem, uma perfeita maravilha, mas conforme o tempo passou, hoje parece que os defeitos se tornaram maiores e as qualidades transparentes. É ou não é assim que funciona? Mas para que isso não aconteça ou para que tudo volte à primeira essência é necessário depositar a confiança no Senhor Jesus, pois só Ele (em certas circunstâncias) é capaz de transformar certos pensamentos e atitudes do ser humano.

transcrito Pastor Moritz

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O FUNDO DA PISCINA

O FUNDO DA PISCINA

Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguem intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito.

O nadador sorriu e respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação.
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco.

Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do
teto de vidro do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente.
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.

Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei
na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu precioso sangue.

Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a mente e
me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus.

Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do
trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.

Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido
a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei
a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.

Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me
esquecer, sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes. Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar, ou retardar as coisas, pois, tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso..

Porque DEUS amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. - João 3:16...

Transcrito.Pastor Moritz

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PRINCÍPIOS PARA O BOM RELACIONAMENTO E A COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS PARA O BOM RELACIONAMENTO E A COMUNICAÇÃO

O casamento não é a resposta para nenhuma pergunta, nem a solução para nenhum problema, não é uma receita milagrosa para relacionamentos recentes ou antigos, não é o final feliz de toda e qualquer história. Mas pode ser. Pode ser uma das coisas mais maravilhosas da vida, desde que se trabalhe para manter essa relação forte, feliz e saudável.



1- OUVIR COM ATENÇÃO:

Esta é a parte mais difícil no casamento. Por não ouvir, muitos bons casamentos acabaram. É necessário desenvolver esta habilidade.

Ouvir é sinônimo de aceitação; é dar atenção especial; é olhar olho no olho; é ouvir com o coração (Tg 1:19 ; 3:2).



2- FALAR COM CLAREZA:

A fala é um dos principais elementos da comunicação. Por isso, ter cuidado com a língua é fundamental.



3- EXPRESSAR OS SENTIMENTOS DE FORMA SAUDÁVEL:

Ser “tardio para se irar” é expressar sentimentos sem machucar o próximo; é procurar compreender o outro lado.

Vale a pena ressaltar que a ira enquanto, não é pecado (Ef 4:26 – Mateus 12:37).



4- NÃO DISCUTIR NA PRESENÇA DOS OUTROS:

Mesmo que o confronto seja inevitável, não deverá ocorrer na presença de outras pessoas, evitando cinismo, sarcasmo e palavras ásperas. Brigas na presença dos filhos geram medo e insegurança.

5- NÃO USAR O SILÊNCIO PARA FRUSTRAR SEU CÔNJUGE:

Quando demorar para responder o que foi perguntado, deverá explicar o porquê. Silêncio, especialmente por parte do marido, representa uma resposta negativa.



6- NÃO SE ENVOLVER EM RIXAS:

É possível discordar sem causar brigas. (Pv 17:14 e Ef 4:31)



7- NÃO RESPONDER COM RAIVA:

Usar palavras brandas e responder com mansidão. (Pv 15:1 e Gl 6:1)



8- FALAR A VERDADE COM AMOR E NÃO MENTIR:

A mentira abre portas nas vidas das pessoas, dando legalidade para satanás agir (Ef 4:25 e Cl 3:9 e 10).

Zaqueu Nery Medeiros Medeiros

transcrito Pastor Moritz

sábado, 19 de novembro de 2011

A CEIA DO SENHOR

A CEIA DO SENHOR

'...Fazei isto em memória de mim". I Co. 11.24c.

I - O que á a Ceia do Senhor:


A Ceia do Senhor ou Santa Ceia é um (memorial instituído pelo próprio Cristo no momento em que ceava pela última vez com seus discípulos "Fazei isto em memória de mim". Representa um sinal na Nova Aliança com Cristo, na antiga aliança os pecados eram encobertos pelo sangue de animais. Conforme Lv. 4. Cristo o Cordeiro de Deus se fez pecado por nós e nos resgatou da maldição do pecado. Ler Jo. 1.29. ™ Consiste na comunhão dos santos relembrando o sacrifício expiatório de Cristo, através de dois elementos descritos em I Co. 11.23-26:

a) O pão: Simbolizando o corpo de Cristo que foi moído pelos nossos pecados na cruz do calvário. Cristo é o Pão da vida, no alimenta e sacia. Ler Is. 53.4,5.


b) O vinho: O suco da vide que simboliza o sangue de Jesus derramado por amor a nós. Ler 1 Jo. 1.7.

As igrejas evangélicas em geral, bem como a nossa igreja, não acreditam na transubstanciação, que é um termo da teologia católica romana que significa "mudança essencial", ou seja, a crença de que, pelo poder de Deus na consagração da missa, o pão e o vinho usados na eucaristia mudam de substância, tornando-se verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo, apesar de aparentemente apresentarem as mesmas características naturais. Cremos que o pão e o vinho são apenas elementos simbólicos e servem de memorial e não se modificam, e não há base bíblica alguma para a teoria da transubstanciação.

II- Qual a importância da Ceia ao cristão?

Cristo instituiu a Ceia para que o seu povo nunca esquecesse de seu sacrifício e que através da sua morte e ressurreição hoje podemos ter a esperança de uma vida eterna com Ele. A Santa Ceia nos expõe sua importância no passado, presente e futuro.

a) No passado: É um memorial da morte expiatória de Cristo para nos redimir dos nossos pecados e condenação. Através da Ceia do Senhor nos deparamos com a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para a nossa vida. Sua morte é um motivador a não cairmos mais em pecado e nos abster de toda aparência do mal. Ler I Ts. 5.22. É um ato de ação de graças (no grego eucharistia) pelas bênçãos e salvação ofertada por Deus através de Seu Filho Jesus Cristo na cruz por nós.

b) No Presente: É um ato de comunhão (no grego koinonia) com Cristo e com os demais santos do corpo de Cristo Na Ceia Cristo ressurreto é o anfitrião. É o reconhecimento e a proclamação da Nova Aliança, mediante a qual os crentes reafirmam o senhorio de Cristo e o compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer fiel, de resistir ao pecado e de identificar-mos com a missão de Cristo.

c) No Futuro: A Ceia do Senhor é um antegozo do reino de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor. Antevê também a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo.

Tudo isso só se torna real na medida em que chegamos diante do Senhor no momento da Ceia com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à sua vontade.

III- Uma questão de responsabilidade.

Quem deve participar ou não da Mesa do Senhor? A Palavra dos diz que a Ceia é do Senhor e não da igreja ou do pastor, desta forma qualquer pessoa pode participar, mas Paulo nos adverte veementemente em I Co. 11.28 que: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice". Precisamos pedir ao Senhor que nos sonde e nos revele tudo àquilo que o desagrada e que devemos abandonar para que possamos participar dignamente do corpo e do sangue de Cristo. Ler I Co. 11.29,30.

Pastor Moritz

domingo, 13 de novembro de 2011

O QUE E SANTIDADE

O QUE E SANTIDADE

EM PRIMEIRO LUGAR,CONSIDEREMOS A PALAVRA SANTIDADE EM SI,SANTIDADE E UM SUBSTANTIVO QUE PERTENCE AO ADJETIVO SANTO E NO VERBO SANTIFICAR.

QUE BASICAMENTE SIGNIFICA TORNAR SANTO.

SANTO ,TANTO NO HEBRAICO COMO NO GREGO SIGIFICA SEPARADO, CONSAGRADO E RECRIADO PARA DEUS.

QUANDO APLICADO AS PESSOAS, COMO OS SANTOS DE DEUS OU SANTOS, A PALAVRA IMPLICA EM DEVOCAO NO SENTIDO DO VIVER UMA VIDA DE SERVICO PARA DEUS NO SENTIDO DE IMITAR,CONFORMAR-SE E TORNAR-SE COMO DEUS QUE SERVE.COMO CRENTE E QUE PRECISAMOS ASSUMIR A LEI MORAL CMO REGRA EM NOSSAS VIDAS E AO FILHO JESUS COMO NOSSO MODELO.

QUERO ME EXPRESSAR AQUI EM ALGUMAS REGRAS PARA VOCE BUSCAR A SANTIDAE.

1. SANTIDADE E O HABITO DO VIVER DE UM HOMEM SANTO TENDO SINTONIA COM A MENTE DE DEUS E DE SER UM SO COM ELE.

2. UM HOMEM SANTO SE ESFORCARA PARA EVITAR CADA PECADO CONHECIDO E GUARDAR CADA MANDAMENTO A ELE REVELADO PELA PALAVRA DE DEUS.

3. UM HOMEM SANTO SE ESFORCARA PARA SER COMO O SENHOR JESUS EM CARATER E MORAL.

4. UM HOMEM SANTO BUSCARA MANSIDÃO E LONGAMINIDADE A BONDADE E PACIENCIA E NÃO ESQUECERA DA GENTILESA, SABERA CONTROLAR A SUA LINGUA, E DARA UM BOM TESTEMUNHO E SERA MUITO TOLERANTE.

5. UM HOMEM SANTO BUSCARA A TEMPERANCA E AUTO NEGACÃO, LUTARA PARA APAGAR OS DESEJOS CARNAIS SUA TENTACÕES E LACIVIA ,FUGIRA DAS PAIXOES E CONTRALARA SUAS INCLINACOES CARNAIS.

6. UM HOMEM SANTO BUSCARA PRATICAR O AMOR FRATERNAL E ELE SEMPRE SE ESFORCARA PARA FASER PARA SEU PROXIMO O QUE GOSTARIA QUE FISESSEM PARA ELE.

7. UM HOMEM SANTO BUSCARA MISERICORDIA E BONDADE NO TRATO COM SEU SEMELHANTE..

8.UM HOMEM SANTO BUSCARA A PUREZA DE CORACÃO TEMERA A DEUS FUGIRA DE TODA CORUPSÃO E NÃO SE CONTAMINARA COM O MAL.

9. UM HOMEM SANTO SEMPRE BUSCARA O TEMOR DO SENHOR QUE O PRINCIPIO PARA SABEDORIA PARA UMA VIDA TODA.

10. UM HOMEM SANTO BUSCARA SEMPRE A HUMILDADE, E SUA MENTE SERA SEMPRE SIMPLES E DE CORACÃO CARIDOSO.

11. UM HOMEM SANTO BUSCARA A FELICIDADE PARA ELE E PARA TODOS EM SUA VOLTA E SEUS DEVERES ESTARÃO SEMPRE RELACIONADOS A SUA MORAL.

12. UM HOMEM SANTO POR FIM BUSCARA SEMPRE A DEUS EM ESPIRITO EM VERDADE SE CONCENTRARA EM ENCHER SEU CORACÃO COM COISAS LA DO ALTO ONDE CRISTO ESTA ASSENTADO A DIREITA DE DEUS O PAI.

PASTOR: EDENISIO MORITZ

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estilos de Amor

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:

Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física

Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos

Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão

Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade

Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora

Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico

Agape - amor altruísta; espiritual

Alguns sentimentos que são frequentemente associados com Amor Interpessoal:

Carinho: sentimentos de ternura e / ou querendo proximidade física

Atração: satisfazer necessidades básicas emocionais

Altruísmo: altruísta ou altruísta preocupação para outrem

Reciprocidade: se o amor é recíproco

Compromisso: um desejo de manter o amor

Intimidade emocional: a troca de emoções e sentimentos

Amizade: o espírito entre amigos

Parentesco: laços familiares

Paixão: desejo constante, sentido via modificação do ritmo cardíaco

Intimidade física: compartilhamento do espaço pessoal e íntimo

A auto-interesse: quando se visa recompensas

Serviço: desejo de ajudar

A teoria triangular do amor de Sternberg

Na teoria triangular do amor, os relacionamentos são caracterizados por três elementos: intimidade, paixão ecompromisso. Cada um destes elementos e suas combinações entre si podem estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes definições:

Amizade (intimidade)

Limerence (paixão)

Amor vazio (compromisso)

Amor romântico (intimidade + paixão)

Companheirismo amoroso (intimidade + compromisso)

Amor fugaz (paixão + compromisso)

Amor consumado (intimidade + paixão + compromisso)

Estilos de Amor

Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física

Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos

Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão

Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade

Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.

Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico

Ágape - amor altruísta; espiritual

Vistas Religiosas

Cristã

: Caridade

A compreensão cristã é que o Amor vem de Deus, porque o amor é uma virtude teologal. O amor do homem e da mulher (eros em grego), bem como o amor altruísta dos outros (ágape), são frequentemente contrastadas como um amor "ascendente" e "descendente", respectivamente. Mas, estes dois tipos de amor são, em última instância, a mesma coisa.

Muitos teólogos cristãos vê Deus como fonte de amor, que é espelhado no ser humano e os seus próprios relacionamentos amorosos. (ou seja, Deus é Amor), também pretendeu reflectir sobre o amor divino para com o ser humano e a relação entre o ágape e o eros.

Há várias palavras gregas para o Amor que são regularmente referidas nos círculos cristãos:

Ágape - No Novo Testamento,agapē é caridade e amor altruísta e incondicional. É amor paternal e a maneira que Deus ama a humanidade, visto logo na criação do mundo ou na morte de Jesus. Por isso, é visto pelos cristãos como o tipo de amor que os homens têm de aspirar a um ou outro.

Phileo - Também usados na Novo Testamento, Phileo é uma resposta humana a algo que é bom e delicioso. Também conhecida como "amor fraternal".

Duas outras palavras de amor no idioma grego - Eros (amor sexual e amor conjugal) e storge (amor entre a criança e a mãe) nunca foram utilizadas no Novo Testamento.

Pastor Moritz

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O que é um levita

O que é um levita
DE ONDE ENTÃO VEM O CONCEITO DE "LEVITA"?

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de "levitas". Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel. Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas. Por meio deles o Espírito Santo falava ao povo. Além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de "levitas" precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade excelente no ministério.

Anísio Renato de Andrade

transcrito/postagem Pr Moritz

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Chegou a hora do anticristo


Posso dizer que o cenário politico mundial se transforma lentamente, mas dependendo da análise, posso também dizer que se transforma rápido demais, ao passo de não percebermos o cumprimento das profecias bíblicas.
Jesus está voltando! E isso é FATO, e digo mais… é para OS NOSSOS DIAS DE HOJE, e a igreja está dormindo. Sim caro irmão, boa parte dela.

Penso que isso deveria ser escrito pelos formadores de opiniões, donos dos púlpitos e platéias numerosas, aliás esses renomados senhores só têm usado desse atributo para seus benefícios, construindo grandes e ricos ministérios ou conquistando numerosas votações eletivas de cargos políticos.

Onde se forem pago pregam o evangelho ate falam de Jesus e do plano de salvacão mas para seu proprio deleite,para mostrarem que são estudiosos e teologos de plantão que sabem conjucturar a palavra de Deus são eles empresários do evangelho que vivem a se favorecerem da Fe de muitos que piedosamente crêem nas promessas , estes são bajuladores profissionais enganam e mentem pois não vivem o que pregam.

Você não ouvirá eles falando sobre isso. Talvez medo .

A GLOBALIZAÇÃO, você não encontrará essa palavra na bíblia, mas acredite, se um pregador quiser, ele pode fazer um lindo sermão escatológico usando ela como base para seus ensinos.

Essa falta de sensibilidade de reconhecermos que a evolução passou dos limites imagináveis nos últimos anos, torna os homens cegos no que diz a respeito a vinda de Jesus.

É tudo tão normal hoje em dia quando se trata de novidades tecnológicas, até parece que sempre existiu tudo isso, internet, celular, .. e pensar que nossos avós ou até mesmo para alguns, para os próprios pais, eles viveram exatamente como homens de dois mil anos atrás ao se tratar de inventos tecnológicos , já parou pra pensar nisso?

Mas, o que quero refletir hoje aqui, não é na “multiplicação da ciência” como sinal da vinda de Cristo.
Quero que reflita comigo sobre a hora do surgimento do anticristo, porque isso antecede a volta de Jesus. E um acontecimento, será seguido rapidamente do outro.

Nunca em nenhuma outra época da história da igreja de Cristo, isso me refiro a esses dois milênios passados, o mundo teve um cenário tão bem preparado para o surgimento daquele que a bíblia nos informa que será o “Homem da perdição” ou também chamado de: O Anticristo. A evolução está em frente aos nossos olhos, o mundo está inteiramente ligado entre si, me refiro a países mundiais e também a ONU, ao mercado comum europeu, ao G8, ao G20, grupos de paises ricos ou emergentes, e agora recentemente ao levante dos países árabes contra seus regimes ditatoriais.

Tudo isso se releciona ao governo humano do anticristo, ou seja, cada queda de ditador você precisa entender que é um passo a mais na junção de acontecimentos para o surgimento dele.

Sabe o por quê? é muito simples… porque quando ele (anticristo) chegar, não haverá nenhum país governado por DITADOR…. ou seja, não encontrará nenhuma força que vá contra ele ou sua liderança, tudo já estará propício ao seu comando, e ele não precisará desgastar sua imagem de lider lutando contra regime algum na terra.

É importante que saibas que os primeiros três anos e meio de seu reino, serão tempos de paz, e seu surgimento terá esse adjetivo, Um Homem que trará a Paz, e para isso ele não guerreará com ninguém, daí parte o princípio que nao haverá ditadores, apenas Ele mandará, a Biblia nos informa que entregarão Poder e Autoridade a Ele, isso se dará de uma forma natural e pacífica, ou seja, um acordo entre os que nesse tempo estejam exercendo poder no mundo. para isso leia Apocalipse 17. v 13.

Ou seja, preste atenção no que irá acontecer com regimes que ainda existem daqui pra frente, cito:
Iran, Coreia do Norte, pseudo ditadores como Chaves na Venezuela, os irmãos Castro de Cuba, Bashar Al Assad da Siria, e o que dizer de regimes que já caíram como Sadam Hussein, regime do Taleban, queda e enfraquecimento na imagem de heróis que a Al-Qaeda exercia no mundo árabe e a morte de seu lider Bin Laden, e agora na chamada Primavera Árabe, a começar pela Tunisia, caiu o ditador Ben Ali, e deu-se inicio a um levante mundial seguido pela queda do egicio Hosni Mubarack, queda e morte do cruel e excêntrico Kadhafi na Libia, seguido por levantes nos países Iêmen, Jordânia, Argélia, Bahrein, ou seja, uma harmoniosa manifestação popular que ultrapassa fronteiras e culturas unidos em um comum sentimento de desacordo com seus governos…

E todas essas coisas em tão pouco tempo! Isso tudo você acha que é um acaso? Que é uma coinscidência ou influência gerada por um primeiro levante popular?

Não caro irmão… se você ainda pensa dessa forma, é pra você que escrevo, e é pra você também que o texto bíblico escolhido hoje foi escrito a mais dois mil e quinhentos anos atrás:
“Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, a andorinha, e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece a ordenança do Senhor.”

O cenário do Anticristo está quase pronto, sim! E isso é para os nossos dias. Os governos estão perdendo seus poderes, os ricos entrando em crise as pessoas estão encontrando força em comunicação pela internet, organizam marchas, levantes, manifestaçãoes em poucas horas em qualquer lugar, e tudo isso sem o controle de governos ou força que possa impedir.

A crise atingiu países que jamais imaginávamos que atingiria, a Europa está em desequilibrio total com suas finanças, os Estados Unidos também, recentemente vi uma reportagem que existe um prêmio para quem descobrir a melhor solução para a “saída ordeira” de um ou mais países da zona do euro da atual crise.

Quem será que dará essa solução? Arrisca um palpite? Mas, a mais gritante das notícias relacionadas ao surgimento do anticristo, veio da terceira carta Encíclica papal, em Aquila na Itália na reunião do G8, o grupo de países mais ricos do mundo, ouviu a divulgação do atual papa Bento XVl sugerindo aos países ricos que escolham uma nova “Autoridade Política Mundial”, ou um “Grau Superior de Ordem Mundial” para que solucione os problemas do mundo e entreguem a esse “Governo” poder e autoridade mundial.

Você entende o que disso? Você tem dúvida que isso seja “Manifestações do Anticristo” como escreveu o apóstolo Paulo?

Pois bem, concluo:
Se faltava algum cumprimento bíblico para a volta de Jesus, então não falta mais.

Preste atenção nesse versículo de Paulo a respeito da vinda de Jesus e nossa reunião eterna com Ele;

II Tess 2:3
“Ninguém de maneira nenhuma vos engane, porque não será assim (Jesus não voltará), sem que primeiro venha a APOSTASIA e se MANIFESTE O HOMEM DO PECADO, O FILHO DA PERDIÇÃO. (o anticristo)

Amigo e irmão, o assunto é muito sério, não sei o que você pensa dos dias atuais… mas que tal acordar para esse assunto? Você está esperando a volta de Jesus...
Eliseu Soares

transcrito.

Pastor Moritz