sábado, 19 de novembro de 2011

A CEIA DO SENHOR

A CEIA DO SENHOR

'...Fazei isto em memória de mim". I Co. 11.24c.

I - O que á a Ceia do Senhor:


A Ceia do Senhor ou Santa Ceia é um (memorial instituído pelo próprio Cristo no momento em que ceava pela última vez com seus discípulos "Fazei isto em memória de mim". Representa um sinal na Nova Aliança com Cristo, na antiga aliança os pecados eram encobertos pelo sangue de animais. Conforme Lv. 4. Cristo o Cordeiro de Deus se fez pecado por nós e nos resgatou da maldição do pecado. Ler Jo. 1.29. ™ Consiste na comunhão dos santos relembrando o sacrifício expiatório de Cristo, através de dois elementos descritos em I Co. 11.23-26:

a) O pão: Simbolizando o corpo de Cristo que foi moído pelos nossos pecados na cruz do calvário. Cristo é o Pão da vida, no alimenta e sacia. Ler Is. 53.4,5.


b) O vinho: O suco da vide que simboliza o sangue de Jesus derramado por amor a nós. Ler 1 Jo. 1.7.

As igrejas evangélicas em geral, bem como a nossa igreja, não acreditam na transubstanciação, que é um termo da teologia católica romana que significa "mudança essencial", ou seja, a crença de que, pelo poder de Deus na consagração da missa, o pão e o vinho usados na eucaristia mudam de substância, tornando-se verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo, apesar de aparentemente apresentarem as mesmas características naturais. Cremos que o pão e o vinho são apenas elementos simbólicos e servem de memorial e não se modificam, e não há base bíblica alguma para a teoria da transubstanciação.

II- Qual a importância da Ceia ao cristão?

Cristo instituiu a Ceia para que o seu povo nunca esquecesse de seu sacrifício e que através da sua morte e ressurreição hoje podemos ter a esperança de uma vida eterna com Ele. A Santa Ceia nos expõe sua importância no passado, presente e futuro.

a) No passado: É um memorial da morte expiatória de Cristo para nos redimir dos nossos pecados e condenação. Através da Ceia do Senhor nos deparamos com a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para a nossa vida. Sua morte é um motivador a não cairmos mais em pecado e nos abster de toda aparência do mal. Ler I Ts. 5.22. É um ato de ação de graças (no grego eucharistia) pelas bênçãos e salvação ofertada por Deus através de Seu Filho Jesus Cristo na cruz por nós.

b) No Presente: É um ato de comunhão (no grego koinonia) com Cristo e com os demais santos do corpo de Cristo Na Ceia Cristo ressurreto é o anfitrião. É o reconhecimento e a proclamação da Nova Aliança, mediante a qual os crentes reafirmam o senhorio de Cristo e o compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer fiel, de resistir ao pecado e de identificar-mos com a missão de Cristo.

c) No Futuro: A Ceia do Senhor é um antegozo do reino de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor. Antevê também a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo.

Tudo isso só se torna real na medida em que chegamos diante do Senhor no momento da Ceia com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à sua vontade.

III- Uma questão de responsabilidade.

Quem deve participar ou não da Mesa do Senhor? A Palavra dos diz que a Ceia é do Senhor e não da igreja ou do pastor, desta forma qualquer pessoa pode participar, mas Paulo nos adverte veementemente em I Co. 11.28 que: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice". Precisamos pedir ao Senhor que nos sonde e nos revele tudo àquilo que o desagrada e que devemos abandonar para que possamos participar dignamente do corpo e do sangue de Cristo. Ler I Co. 11.29,30.

Pastor Moritz

Nenhum comentário:

Postar um comentário