domingo, 9 de outubro de 2011

A mentira tem pernas curtas.


A mentira tem pernas curtas.


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(João 8.32)

A mentira tem pernas curtas, como diz o velho ditado popular. Aliás, mesmo com toda a popularidade desse dito, a mentira, a bem da verdade, se acomodou nos costumes da sociedade. Aprendemos a relevar a importância da verdade em situações corriqueiras no nosso dia-a-dia, e como não poderia deixar de ser diferente, acabamos por levar o maldito costume para a esfera espiritual. Tentamos justificar nossas atitudes, numa tentativa de aliviar nossas consciências, nesse mundo do vale-tudo: “ah, todo mundo faz, por que eu não posso fazer? é por uma boa causa…”



Quando os judeus escutam Jesus dizer que a verdade os libertará, eles retrucam que nunca foram escravos de ninguém, pois são descendentes de Abraão. Mas eles eram escravos. Apenas não sabiam disso.

O capítulo 2 de Efésios diz que, antes de nos convertermos a Cristo, estamos espiritualmente escravizados, em pecados e andamos segundo o curso deste mundo e de Satanás. Agimos de acordo com os desejos de nossa carne e dos pensamentos, e somos por natureza filhos da ira, não filhos de Deus. Somos escravos e nem nos damos conta disso.

No capitulo 12 de João Judas usou uma frase piedosa para ocultar sua verdadeira motivação."Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?" - reclama Judas. Um denário era a moeda de prata correspondente a um dia de trabalho, portanto Maria derrama aos pés do Senhor meses de economia. Aparentemente Judas retruca por uma boa causa: dar o dinheiro aos pobres, e é aí que mora o perigo. Toda mentira diabólica tem sempre um fundo de verdade.

Veja no princípio da criação, Deus criou o homem e deu uma ordem: De toda árvore comerá,“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2 .17). Mas Satanás questionou a ordem de Deus. Ele diz a Eva: Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gênesis 3.5).Então você se pergunta, como Adão e Eva trocaram a verdade de Deus por uma meia mentira de Satanás? Mas a verdade é que eu e você decidimos fazer o mesmo quando trocamos a verdade de Deus por um minuto de prazer, mentiras e decisões precipitadas.

A vida de Judas havia se tornado uma mentira, e Satanás tinha entrado nele (JOÃO - 13.27). Judas traiu seu Mestre por um décimo desse valor, 30 moedas de prata, mas acha um desperdício o ato de Maria. No capítulo 3 de 2 Timóteo Paulo alerta para os falsos pregadores dos últimos dias: como Judas, eles têm aparência de piedade e são gananciosos, ou seja, adoram dinheiro.

Dizemos que a mentira tem pernas curtas porque sabemos que ela não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres – disse Jesus – mas aqueles Judeus tinham religião, família e trabalho, tudo o que uma pessoa normal precisa ter. Muitos cristãos são assim, não estão envolvidos com drogas, roubo ou prostituição. São pessoas honradas em sua sociedade. De quê exatamente Jesus quer libertá-las?

Confiar em suas próprias decisões, em sua religião, e em uma condição social suficientemente confortável é continuar sendo escravo do pecado. Jesus chama aqueles judeus de filhos do Diabo, por estarem sendo enganados pelo pai da mentira.

No versículo 28 do mesmo capitulo, Jesus chama a atenção dos judeus para a verdade, ao falar que será levantado, Jesus prediz sua morte na cruz. No capítulo 3 deste evangelho ele já havia usado a mesma expressão, ao se comparar à serpente de bronze que Moisés levantou no deserto. Agora ele vai além, e diz: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU". Ele volta a usar aqui a mesma expressão que usou um pouco antes no versículo 24, e que Jeová também usou no Antigo Testamento ao revelar-se a Moisés.

Quando Jesus fosse "levantado" eles veriam o dia se transformar em noite, a terra tremer e as pedras se partirem. O véu do templo se rasgaria, sepulcros se abririam e pessoas ressuscitariam e entrariam em Jerusalém para o assombro de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário